sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sobre Sustentabilidade



A UNIBH está com um projeto sobre sustentabilidade que ainda não foi finalizado, o Gerente de Sustentabilidade está com previsão para ser lançado em Março de 2011. Hoje como projeto de sustentabilidade a UNIBH conta com OASIS.

Trata-se de um espaço para debate e troca de idéias.

O espaço itinerante, que serve também para debate e troca de idéia sobre o tema sustentabildade, é decorado com móveis feitos com materiais reciclados pela Asmare, Associação dos Catadores de Papel, parceira do UniBH. Entre os móveis disponibilizados, estão mesas e cadeiras feitas de tubo de pasta dente e caixas tetrapack recicladas, além de pufs feitos à partir de tambores de papelão

UNI-BH

HISTÓRIA

Fundado em 10 de março de 1964, a Instituição já contabiliza mais de 46 anos de tradição no setor.

O UniBH conta com mais de 40 cursos de graduação, nas modalidades bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica; dezenas de cursos de pós-graduação lato sensu; curso de Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos; e diversos cursos de extensão. 

O Centro Universitário está instalado em três unidades estrategicamente localizadas (bairros Lagoinha, Lourdes e Buritis) e aparelhadas com recursos tecnológicos e laboratoriais de ponta. Além da estrutura física, o UniBH ainda possui cerca de 15 mil alunos e 1.500 colaboradores, entre professores e funcionários da área administrativa.




MERCADO

A exigência do mercado de trabalho por qualificação profissional , criou uma enorme demanda no setor de Ensino Superior no Brasil
Nos últimos 13 anos o Brasil vivenciou uma transformação no cenário do Ensino Superior. A ampliação do número de instituições de ensino superior - IES - privadas, seguida pelo aumento da oferta de crédito estudantil e diversificação dos cursos para atender a demanda por profissionais proveniente do mercado culmina hoje na fusão de redes de ensino e o seu ingresso na bolsa de valores.
Desde 1995 vem sendo registrado um aumento no número de instituições de ensino em todo o Brasil. Notadamente, na região sudeste esse aumento foi bem maior, quase dobrando de tamanho no decorrer de 10 anos. Nas outras regiões esse aumento se mostrou bastante tímido, principalmente no norte e centro-oeste.
Em 5 anos, foram abertas mais de 1 milhão de vagas provenientes do Ensino Superior Privado. Hoje, das mais de 2,8 milhões de vagas existentes, 2,5 89% provêm das instituições privadas (particulares, confessionais, comunitárias e filantrópicas). O ensino superior passou a ser entendida como um investimento e a educação como prestação de serviço.

Cenário anterior da empresa antes da implementação das estratégias de marketing

O cenário da UNIBH antes do seu reposicionamento era de uma escola de tradição em Belo Horizonte, mas sem prestígio entre a maioria do público alvo. Ela era mantida pela Fundação Cultural de Belo Horizonte (Fundac-BH), e isso dificultava a visão de negócio, o que matinha a imagem da instituição era o fato da tradição, seus cursos não tinham destaques em nenhum guia acadêmico. Além da imagem um pouco apagada, a empresa está com uma divida acumulada de aproximadamente de R$ 50 milhões e ainda em 2009 após o anuncio da venda para o grupo Ãnima de São Paulo, a empresa sofre com greve de professores por tempo indeterminado.

Em fevereiro de 2009, foi anunciada a venda da UNIBH para o Grupo Ãnima de São Paulo, o que poderia mudar a situação financeira da instituição.

Descrição do trabalho desenvolvido através de redes sociais

Com o intuito de trabalhar com uma comunicação mais voltada para o público alvo a UNIBH decidiu utilizar todos os tipos de redes sociais. Além de se aproximar mais com seus público, a UNIBH utiliza também para divulgação da sua marca e de serviços, por ser uma mídia de baixo custo e muito eficaz.

A UNIBH tem uma página no Facebook  com mais de 800 seguidores. Este espaço é utilizado para informações sobre os cursos, acontecimento no campus e no vestibular de 2010/2 os aluno podiam fazer inscrições através deste espaço .

A UNIBH também tem um canal no YouTube  foram postados mais de 3000 vídeos,  matérias realizadas pela TV UNIBH, vídeos de entrevista e divulgação dos cursos.

No Twitter são mais de 3.300 seguidores, este espaço é utilizado para divulgação de vestibulares e campanhas da instituição,como o FALATAS,  tirar dúvidas dos alunos com para obter mais eficiência no retorno para aluno.  

A UNIBH mantém um blog  atualizado constantemente, para manter os alunos e seguidores bem informados sobre tudo o que acontece no “mundo UNIBH”. São postadas informações sobre o que acontece no campus, como a ação solidária, sobre o FALATAS


Cenário posterior à aplicação de estratégias de comunicação para melhoria do posicionamento da empresa.

Não foi possível conseguir dados quantitativos do quanto as redes sociais influenciaram no seu reposicionamento no mercado, mas a UNIBH ainda está em processo de reposicionamento.

Os resultados que pode ser visto através das ferramentas das Redes Sociais é uma da mudança na visão da faculdade entre o seu público alvo. Foram feitas mais de 500 inscrições para vestibular 2010/2 no Facebook. Foram feitas mais de 1.400 matriculas para o próximo semestre.

A UNIBH teve 5 cursos estrelados no Guia dos Estudantes, site que indica as melhores faculdades do país. Pelo seu grande destaque de imagem no mercado, a UNIBH foi indicada para sediar o Future Champions 2010, que é uma competição mundial de times sub-17, em parceria com a CBF, Rede Globo ( Sport TV) e a Prefeitura de Belo Horizonte. 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

GROUPON

GROUPON ClubeUrbano


O Groupon é o maior site de compras coletivas do Brasil e do mundo. É o lugar ideal para quem procura boas experiências com descontos incríveis. São ofertas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Recife e muito mais. De norte a sul do Brasil o Groupon leva a você os melhores descontos em forma de cupom. Você pode usufruir de ofertas em restaurantes, spas, academias, bares, baladas, clínicas, viagens e muito mais. Com o cupom em mãos você aproveita os melhores descontosda sua cidade com preços inacreditáveis.


Como o Groupon funciona:
 Todos os dias o Groupon oferece uma oferta diferente na sua cidade, a um preço incrível!
 Para aproveitar é muito fácil:
 - Selecione a oferta clicando no botão "Comprar"
 - Se você já for cadastrado, somente insira seu email e senha
 - Se você for um novo membro do Groupon, insira seus dados pessoais e dados bancários segundo o método de pagamento escolhido
 - Após a conclusão da oferta e confirmação do seu pagamento, você receberá um email com um cupom contendo o código de verificação
 - A partir deste momento você já poderá utilizar a sua oferta. Imprima o cupom e vá ao estabelecimento indicado para retirar seu produto ou serviço. Importante: algumas ofertas necessitam de agendamento prévio
 Não se esqueça de divulgar o Groupon para os seus amigos!
 Se tiver dúvidas, acesse nossa seção de PerguntasFrequentes.


O Groupon pode ser encontrado no Twitter, Facebook e no Blog .

Itaú Unibanco promove concurso de práticas sustentáveis


O Itaú Unibanco incorporou a preocupação com o meio ambiente no dia-a-dia da organização e, principalmente, no cotidiano dos funcionários. Há dois anos, o banco criou um concurso de idéias sobre práticas sustentáveis. As melhores propostas, escolhidas com a ajuda dos próprios empregados, são premiadas,e hoje é uma empresa que esta lincada entre as 20 empresas-modelo em responsabilidade socioambiental no Brasil

saiba mais : exame
postado por : Ana Paula Braga

Amanco investe em materiais de menor impacto ambiental

Em busca de matérias-primas menos poluentes, a fabricante de tubos e conexões Amanco inovou na formulação de seus produtos com o uso de tecnologias mais limpas. Um destaque da empresa foi a substituição do solvente tolueno, que pode causar dependência nos trabalhadores que inalam seu vapor, por outro de menor impacto para a saúde e para o meio ambiente.A Amanco esta entre as 20 empresas-modelo em responsabilidade socioambiental no Brasil.

saiba mais : exame
postado por : Ana Paula Braga

Residências brasileiras ganham etiqueta de eficiência energética

No Brasil, as edificações respondem por 45% do consumo nacional de energia elétrica, sendo as residências responsáveis por 22% desse total. Para promover a economia e o uso racional da energia elétrica nas habitações familiares, a Eletrobras e o Inmetro lançaram nesta segunda-feira (29), em São Paulo, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para casas e edifícios residenciais.Os empreendimentos participantes do programa (de adesão voluntária), são avaliados quanto ao desempenho térmico durante o inverno e o verão, e aos sistemas de aquecimento de água, iluminação e refrigeração. Para cada um dos pré-requisitos é dada uma classificação, que vai de "A" a "E", dependendo dos niveis de eficiência energética verificados. A média ponderada das categorias determina a nota final do prédio.

saiba mais : exame
postado por : Ana Paula Braga

China cumpre meta de redução de emissões

A China anunciou que cumpriu a meta de redução de emissões dos gases que provocam o efeito estufa para o período 2006-2010, o que nas palavras do principal funcionário chinês para o tema, Xie Zenhua, faz de Pequim um "grande país responsável".A publicação oficial afirma ainda que a eficácia energética permitiu à China economizar o equivalente a 490 milhões de toneladas de carvão entre 2006 e 2009, além de emitir 1,13 bilhão de toneladas de CO2 a menos.

saiba mais : exame


postado por : Ana Paula Braga

terça-feira, 30 de novembro de 2010


Sustentabilidade em foco






As empresas de agronegócios cansadas de serem vistas como inimigas do meio ambiente, criaram um Instituto de agronegócio sustentável.

O fato de uma empresa ser reconhecida como sustentável é mais que uma necessidade, é uma forma de acessar o mercado.

Saiba mais sobre o Programa ARES

Postado por : Ana Cláudia

São Paulo sedia 1ª Bolsa Internacional de Negócios 

da Economia Verde


Skyline de SP


Está acontecendo de hoje (30) até dia 03 o evento que pretende reunir órgãos para apresentar iniciativas ligadas à Enonomia Verde.

Saiba mais sobre a Bolsa Internacional

Postado por : Ana Cláudia


Maioria defende proibição de sacolas plásticas para 

compras


Sacolas plásticas do supermercado


Pesquisa realizada em São Paulo revela que a maioria da população é a favor de acabar com o uso das sacolas plásticas e se dispõem a participar de abaixo-assinados.

A pesquisa mostra que a população está preocupada com a questão ambiental e isso é essencial para que o comportamento das pessoas mude em relação ao descarte do lixo.

Saiba mais sobre a Pesquisa


Postado por : Ana Cláudia

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Brasil recicla 98,2% das latas de alumínio vendidas



O Brasil atingiu no ano passado mais um recorde de reciclagem de latas de alumínio. Foram reutilizadas 98,2% das latas vendidas. Ao todo, 198,8 mil toneladas de alumínio, das 202,5 mil toneladas vendidas, foram recicladas.

Em 2009, a reciclagem das latas de alumínio movimentou R$ 1,3 bilhão. Deste total, R$ 382 milhões foram gerados só com trabalho de coleta do material.

Com a reciclagem do alumínio das latas, também foram economizados 2,9 mil gigawatts-hora (GWh). Com esta energia, seria possível atender a demanda anual de uma cidade como Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que tem 1,2 milhão de habitantes.

Saiba mais sobre a Reciclagem das latas de alumínio.


Postado por: Ana Carla

Nordeste ganha certificação "Caranguejo Verde"



Este selo garante desde a captura correta dos crustáceos, respeitando idade e épocas de reprodução, até a correta higienização e estocagem.  Certifica bares, barracas de praia, restaurantes, veículos que transportam os animais e pontos de vendas dos crustáceos vivos.

O Selo Caranguejo Verde visa a manutenção das populações de caranguejo e a preservação do ecossistema do manguezal.

O complexo investe no projeto desde a sua concepção por acreditar em atitudes que promovam o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade da cadeia produtiva do caranguejo.

Saiba mais sobre o SELO CARANGUEJO


Postado por : Ana Carla



Copa de 2014 pode impulsionar mercado de produtos orgânicos


Uma Copa do Mundo orgânica e sustentável em 2014 para consolidar o Brasil na liderança global do meio ambiente e da sustentabilidade é a ideia que está sendo discutida nas feiras Biofach América Latina e Exposustentat, em São Paulo.

A Copa do Mundo será uma “grande vitrine”, onde poderão ser exibidos produtos regionais tipicamente brasileiros, como sucos feitos de cupuaçu e açaí, bombons produzidos com castanha brasileira e até objetos decorativos do artesanato nacional, feitos com fibras naturais. Esses produtos poderão estar em bares, hotéis, restaurantes, em eventos e nos próprios estádios.

Saiba mais sobre a sustentabilidade na copa de 2014


Postado por: Ana Carla

Produtos sustentáveis ganham destaque entre consumidores e varejistas


Ter nos planos de negócios e em todo o seu planejamento ações e filosofia que valorizem o posicionamento sustentável é uma realidade em muitas companhias nos dias de hoje. 

51% dos brasileiros acreditam que as empresas têm como obrigação contribuir para o desenvolvimento da sociedade, enquanto 30% afirmam que a responsabilidade deve ser na área socioambiental e buscam comprar esse tipo de produtos.

Saiba mais sobre essas empresas que apostam na sustentabilidade dos produtos em PRODUTOS SUSTENTÁVEIS


Postado por : Ana Carla

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Empresa faz outdoor com PCs e celulares reciclados


Para incentivar o descarte consciente de equipamentos, a rede de eletrônicos Best Buy montou em Nova York um outdoor que aparece com a expressão "E-cycle" (trocadilho para "reciclagem de eletrônicos", em tradução livre).Quando se observa a peça de mídia exterior mais de perto, percebe-se que a palavra foi montada a partir de diversos equipamentos: monitores, teclados e torres de computador, celulares, caixas de som, televisores, videocassetes, entre outros."Não importa onde você comprou, a gente vai reciclar", diz o slogan que completa a mensagem.

Saiba mais : época negócios 
Postado por : Ana Paula

Empresa cria impressora que não usa tinta nem papel

Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova d’água, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.

Saiba mais : energia eficiente

Postado por : Ana Paula

Hotel oferece refeições de graça para quem estiver disposto a gerar eletricidade


O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca, oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade – aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.

Saiba mais : arquitetandonanet

Postado por : Ana Paula

Um chuveiro que te expulsa do banho


O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram ficar horas no banho… o chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água.
Cerca de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho seis vezes mais do que a iluminação doméstica, por exemplo.

Saiba mais : vida sustentável

Postado por : Ana Paula

domingo, 31 de outubro de 2010

sacola biodegradavel

Um plástico fabricado com derivados do petróleo como as sacolas de supermercado e os produtos eletrodomésticos em geral, demora dezenas de anos para se desintegrar, e ainda assim não desaparece completamente. Um material biodegradável, no entanto, só demora dois anos.



Postado por: Ana Claudia
Saiba mais: http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00310/0031008plastico.htm

Roupas Sustentaveis

Imagina so, um mundo em que as roupas sao sustentaveis?!?!?!
E a nova geracao...
Vestir-se é um ato cotidiano, e na maioria das vezes nem nos damos conta de quantas pessoas, de quantas matérias-primas e de quantos resíduos estão envolvidos no processo de fabricação das nossas roupas. Mas hoje estamos diante do desafio do meio ambiente, onde o aquecimento global e as mudanças climáticas já desencadeiam uma série de eventos extremos como tempestades, furacões, inundações e secas; sem contar o esgotamento dos recursos naturais como a água e os resíduos químicos que poluem a Terra e o ar.


Postado por:Ana Claudia
Veja mais em : http://www.sustentabilidade.org.br/conteudos_sust.asp?scateg=199

sábado, 30 de outubro de 2010

Bancos começam a atender clientes pelas rede socias.


o Santander Brasil estendeu a sua atuação nas redes sociais com a participação no Facebook. O banco já estava presente em redes como o Twitter e o YouTube, mas agora entra na rede social mais popular do mundo desde o dia 07/10. A conta do Facebook tem o nome de Santander Brasil. O espaço disponibilizará vídeos e informações sobre outros assuntos, como sustentabilidade e cultura

No Facebook, o banco terá um canal permanente de perguntas e respostas voltadas à orientação financeira. Os internautas poderão deixar registradas as suas questões, que serão respondidas pelos especialistas do banco.

Visite a página e confira está nova maneira do banco se comunicar.

Postado por: Eberth Luiz

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

As redes sociais nas empresas brasileiras

A fabricante de software de segurança McAfee, realizou um estudo feito em 17 países sobre empresas que adotam aplicativos de rede social da internet - Facebook e Twitter - como ferramentas de negócios. 
E o resultado revelou que mais de 75% das empresas pesquisadas utilizam algum tipo de rede social em seus negócios. No Brasil, Espanha e Índia, o índice chegou a 90% e no Brasil, nove em cada dez empresas afirmam que estão lucrando com os aplicativos.

Apesar de ser uma ótima ferramenta de negócios, muitas empresas ainda tem barreiras sobre o uso das redes sociais pelos funcionários no horário comercial. Mas nós acreditamos que a falta de bom senso no uso destas ferramentas no horário comercial, pode ser corrigido se a empresa trabalhar em uma campanha de comunicação interna, onde deverá enfatizar uma mudança de visão sobre as redes sociais, enfatizando o seu uso como ferramenta de negócio e não de ralacionamentos. Confira mais informações neste Link

Postado por: Eberth Luiz

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aspirador de Pó feito de lixo

A Eletrolux desenvolveu um aspirador de pó produzido a partir de plástico reciclado. Todo material usado foi recolhido de praias e recifes de corais dos oceanos dos cinco continentes. Se tornou um produto com design bem diferente e aparentemente bonito.
A empresa garante que o aspirador de pó não é somente uma obra de arte, mas é funcional. Foi firmado parceria com ONGs envolvidas com limpeza dos mares e 70% do plástico recolhido do mar é usado para a fabricação dos produtos.
Confira O vídeo (em iglês) que fala sobre o projeto sustentável da Eletrolux

Por: Eberth Luiz


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Peugeot elétrico promete 1km por meio centavo

Elétrico da Peugeot faz 1km por menos de meio centavo

As primeiras unidades já começaram a ser vendidas no mercado europeu e devem ser entregues em dezembro.

Saiba mais sobre o Peugeot iON

Postada por : Ana Carla

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Twitter é a rede social mais utilizada pelas empresas

O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) realizou uma pesquisa sobre as redes sociais dentro das empresas e constatou que as redes sociais estão mudando a visão que tinham dentro das 251 empresas que contataram e elas estão sendo mais utilizadas do que antes.O Microblog Twitter está presente em 84% das empresas, a frente do Youtube com 62% e o Facebook com 61%.

O estudo revelou ainda que 46% das companhias usam as funcionalidades para monitorar o mercado, 45% para acompanhar o comportamento dos clientes e 39% para monitorar a concorrência.

Nós acreditamos que as empresas devem atentar sempre para estas novas fermamentas de divulgação e  pesquisas, existem hoje empresas que estão deixando os sites de lado para criar os sitse dentro das redes de relacionamento. Se essas ferramentas estão sendo usadas desta formar por muitas empresas, nós devemos usar estas ferramentas também e usar diariamente. E agora está surgindo a demanda por mão de obra especializado para trabalhar com as redes sociais dentro das empresas. Fiquem Atentos !!!!!!!!!!!

Postado por: Eberth Luiz

Consulta: Portal Exame

domingo, 10 de outubro de 2010

A casa do futuro feita de lixo



Feitos por : resto de inceneração de lixo doméstico, restos de tijolo normal, lodo de tratamento de esgoto, compostagem e entulhos, fara parte de uma nova geracao a ''casa feito por tijolos de lixo''.

Saiba mais: http://www.oeco.com.br/reportagens/23053-a-casa-do-futuro-feita-de-lixo

Postado por :Ana Claudia

Parece madeira, mas é plástico



Alem de evitar o desmatamento, e feita de material reciclado.

Saiba mais:http://www.oeco.com.br/reportagens/23752-parece-madeira-mas-e-plastico

Postado por:Ana Claudia

Onde estão as embalagens longa vida?



Quem poderia imaginar que uma caixinha de longa vida poderia ser util desta forma, pois esta foi a ideia do professor Carlos Henrique.Ao invés da lixeira, portanto, a caixinha foi parar nos telhados das casas para manter amena a temperatura interna de casas populares.



Saiba mais:www.oeco.com.br

Postado por: Ana Claudia

Bucha vegetal




Uma das grandes vantagens da bucha vegetal e a biodegradabilidade.Buchas sintéticas são feitas de petróleo e após o seu uso são descartadas nos aterros e lixões. Além do mais, as esponjas de bucha vegetal são mais duráveis e podem ser higienizadas.


Saiba mais:http://www.oeco.com.br                                                                  


  Postado por: Ana Claudia

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Barco solar vai dar volta ao mundo



Barco movido a energia solar fará volta ao mundo em 2011

Esse barco será o primeiro movido a energia solar e dar a volta ao planeta.
Se esse teste der certo, será que essa idéia será adotada ?

Saiba mais : Barco solar


Postado por : Ana Carla
 

Guarda-sol com painéis solares permite recarga de eletrônicos





O solaris é um guarda-sol com uma tecnologia que permite aos usuários utilizarem a energia solar para recarregar seus equipamentos eletrônicos. Essa invenção tem como proposta a redução no consumo de energia e a inclusão social. Possibilita também lazer para os usuários que poderão trabalhar e estudar em lugares externos.

Saiba mais : Solaris



Postada por : Ana Carla

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bradesco cria ação online " Árvore dos Desejos"

O banco Bradesco realizou a ação Árvore dos Desejos. Com está ação o Bradesco queria lançar uma reflexão sobre o meio ambiente, para isso o internauta deveria participar de um concurso e responder que palavra deseja plantar para um planeta melhor (atitude, paz, respeito e união). Depois que o internauta escolhia a palavra, ele deveria escrever uma frase. Esta ação foi realizada paar comemorar o dia da árvore 21 de Setembro.
Maiores informações acesse o Link


Postado por: Eberth Luiz


Leite Moça consolida marca na Web.

 A Nestlé quer consolidar a marca do 1° produto que ela produziu no Brasil, o Leite Moça na Web. A partir desta semana o Leite Moça terá uma página no Facebook,Twitter e criuou aplicativos para IPHONE, que já estão disponivéis na Apple Store. Tudo isso para comunicar com os consumidores.

O Leite moça vem inovando de todos os modos para não ter sua imagem com um produto, antigo e ultrapassado. O design das latas se tornou moderna após feita as curvas, deixando de ser o modelo sempre visto.

Isso demostra que a web não é lugar de produtos novos e feito para somente para os jovens, mas é para todos.


Fonte: M & M On Line

Postado por : Eberth Luiz

domingo, 19 de setembro de 2010

Volta ao mundo com emissão ZERO



Com largada na Suíça a “The Zero Race”, é uma corrida de carros elétricos que visa chamar a atenção para a sustentabilidade dando a volta ao mundo.As quatro equipes participantes deverão percorrer 30 mil km em 80 dias com veículos produzidos por eles mesmos usando fontes de energia renováveis, como solar, eólica e geotérmica.O evento deverá passar por 16 países e parar em cerca de 150 cidades.

Saiba mais: globo.com

Postado por : Ana Paula Braga

sábado, 18 de setembro de 2010

Carro elétrico movido a wireless


A idéia não é nova, mas estudantes alemães criaram um novo carro elétrico com transmissão wireless de energia.O E-Quickie pesa 60 kg, mas há grandes chances de ser reduzido a 40 kg. Com um motor de 2 KW, ele alcança até 50 km/h.Os receptores na parte de baixo do carro captam a energia por indução,e uma pequena bateria acumula o suficiente para quando o veículo sair da pista e entrar em uma garagem, por exemplo.

Saiba mais : Abril

Postado por : Ana Paula Braga

Dejetos são utilizados na produção de biogás


O Reino Unido irá testar um programa piloto neste verão com 130 famílias que irão utilizar biogás gerado a partir de seus próprios dejetos.Segundo informou a BBC, o Reino Unido gera 1,73 milhões de toneladas de dejetos humanos por ano – e vê nesse material uma potencial fonte de energia .O esgoto passará por um processo em uma estação de tratamento especial,e receberá um aroma artificial para ter “cheiro de gás natural”.

Saiba mais : Abril

Postado por : Ana Paula Braga

Coca-cola é usada como bateria de celular


O designer Daizi Zheng projetou um celular que dispensa o uso de baterias de lítio: ele só precisa de um pouco de Coca Cola (ou qualquer líquido que contenha açúcar) para funcionar.O projeto começou com a idéia de criar um telefone ecológico para a Nokia.A solução encontrada foram as bio baterias – dispositivos que geram energia a partir de carboidratos (no caso, açúcar) utilizando enzimas como catalisadores.

Saiba mais : Abril.com

Postado por : Ana Paula Braga

Designers criam copos comestíveis para evitar uso de descartáveis


Desenvolvido pelo escritório de design "The way we see the world", o Jelloware é um copo comestível feito de um tipo especial de gelatina de algas, a agar-agar. A invenção ecológica vem em três sabores: limão com mangericão,gengibre e hortelã e alecrim com beterraba. Quem não quiser ingerir o recipiente pode 
jogá-lo fora no lixo comum ou na grama de casa, sem culpa na consciência. Diferente dos copos de plásticos descartáveis, o Jelloware é biodegradável e ainda serve como nutriente para plantas.


Saiba mais : Portal exame


Postado por : Ana Paula Braga

sábado, 4 de setembro de 2010

Universidade gera energia a partir de urina






Em São Paulo, alunos da universidade Heriot-watt criam protótipo de célula combustível que pode gerar energia através da urina.

O aparelho chama Carbamide Power System, não é poluente e tem como subproduto a água.

Se desenvolvido servirá para lugares isolados como desertos ou ilhas.

Saiba mais : portal exame




Postado por : Ana Carla

Brasil coleta 29,3 milhões de pneus velhos no 1º semestre




Pneus velhos (Divulgação)



Durante o primeiro semestre do ano, o Brasil recolheu cerca 29, 3 milhões de toneladas de pneus sem utilidade e que foram destinadas para reutilização : fonte energética, sapatos de borracha, asfalto de borracha, piso antiderrapante, etc.

Por dia é estimado que 2 milhões de unidades de pneus entram no mercado e o descarte atinge 800 milhões.

O projeto investiu até agora U$ 144 milhões e esse dinheiro vem dos produtores de pneus.

Saiba mais : Portal Exame




Postada por : Ana Carla

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Supermercados do Interior de SP estão cobrando pelas salocas plásticas.

Desde ontem, dia 30/08/2010,os supermercados do interior de São Paulo estão cobrando R$ 0,19 por sacolas que os clientes quiserem embalar sua mercadorias. Este projeto foi criado pela APAS - Associação Paulista de Supermercado, Prefeituras locais e os supermercados. O objetivo deste projeto é de diminuir o uso incorreto das sacolas e evitar que 20 milhões de toneladas,aproximadamente, seja jogada nos lixões das cidades.
Caso o consumidor não queira pagar pelo valor das sacolas de plásticos, outra opção é comprar por
R$ 1,50 as sacolas reutilizavéis do projeto feitas de TNT ( Tecido Sinético ), semelhantes a imagem abaixo ou trazer da própria casa.












Postado por: Eberth Luiz
Fonte: Minstério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A saga da sacolinha


The Majestic Plastic Bag: a saga da sacolinha rumo ao oceano

Thays Prado 23 de agosto de 2010

Uma sacolinha plástica jogada em qualquer lugar, percorre um longo caminho até chegar ao seu destino. Algumas encontram obstáculos, como as árvores, e acabam ficando presas nelas.
Há também os inimigos, como os homens que têm consciência sustentável e acabam jogando a sacola no lixo.
As que conseguem sobreviver, chegam ao oceano e essa trajetória foi filmada por uma ong.
Entre no link abaixo e assista:

 A saga da sacolinha.



Postada por : Ana Carla