HISTÓRIA
Fundado em 10 de março de 1964, a Instituição já contabiliza mais de 46 anos de tradição no setor.
O UniBH conta com mais de 40 cursos de graduação, nas modalidades bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica; dezenas de cursos de pós-graduação lato sensu; curso de Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos; e diversos cursos de extensão.
O Centro Universitário está instalado em três unidades estrategicamente localizadas (bairros Lagoinha, Lourdes e Buritis) e aparelhadas com recursos tecnológicos e laboratoriais de ponta. Além da estrutura física, o UniBH ainda possui cerca de 15 mil alunos e 1.500 colaboradores, entre professores e funcionários da área administrativa.
MERCADO
A exigência do mercado de trabalho por qualificação profissional , criou uma enorme demanda no setor de Ensino Superior no Brasil
Nos últimos 13 anos o Brasil vivenciou uma transformação no cenário do Ensino Superior. A ampliação do número de instituições de ensino superior - IES - privadas, seguida pelo aumento da oferta de crédito estudantil e diversificação dos cursos para atender a demanda por profissionais proveniente do mercado culmina hoje na fusão de redes de ensino e o seu ingresso na bolsa de valores.
Desde 1995 vem sendo registrado um aumento no número de instituições de ensino em todo o Brasil. Notadamente, na região sudeste esse aumento foi bem maior, quase dobrando de tamanho no decorrer de 10 anos. Nas outras regiões esse aumento se mostrou bastante tímido, principalmente no norte e centro-oeste.
Em 5 anos, foram abertas mais de 1 milhão de vagas provenientes do Ensino Superior Privado. Hoje, das mais de 2,8 milhões de vagas existentes, 2,5 89% provêm das instituições privadas (particulares, confessionais, comunitárias e filantrópicas). O ensino superior passou a ser entendida como um investimento e a educação como prestação de serviço.
Cenário anterior da empresa antes da implementação das estratégias de marketing
O cenário da UNIBH antes do seu reposicionamento era de uma escola de tradição em Belo Horizonte, mas sem prestígio entre a maioria do público alvo. Ela era mantida pela Fundação Cultural de Belo Horizonte (Fundac-BH), e isso dificultava a visão de negócio, o que matinha a imagem da instituição era o fato da tradição, seus cursos não tinham destaques em nenhum guia acadêmico. Além da imagem um pouco apagada, a empresa está com uma divida acumulada de aproximadamente de R$ 50 milhões e ainda em 2009 após o anuncio da venda para o grupo Ãnima de São Paulo, a empresa sofre com greve de professores por tempo indeterminado.
Em fevereiro de 2009, foi anunciada a venda da UNIBH para o Grupo Ãnima de São Paulo, o que poderia mudar a situação financeira da instituição.
Descrição do trabalho desenvolvido através de redes sociais
Com o intuito de trabalhar com uma comunicação mais voltada para o público alvo a UNIBH decidiu utilizar todos os tipos de redes sociais. Além de se aproximar mais com seus público, a UNIBH utiliza também para divulgação da sua marca e de serviços, por ser uma mídia de baixo custo e muito eficaz.
A UNIBH tem uma página no Facebook com mais de 800 seguidores. Este espaço é utilizado para informações sobre os cursos, acontecimento no campus e no vestibular de 2010/2 os aluno podiam fazer inscrições através deste espaço .
A UNIBH também tem um canal no YouTube foram postados mais de 3000 vídeos, matérias realizadas pela TV UNIBH, vídeos de entrevista e divulgação dos cursos.
No Twitter são mais de 3.300 seguidores, este espaço é utilizado para divulgação de vestibulares e campanhas da instituição,como o FALATAS, tirar dúvidas dos alunos com para obter mais eficiência no retorno para aluno.
A UNIBH mantém um blog atualizado constantemente, para manter os alunos e seguidores bem informados sobre tudo o que acontece no “mundo UNIBH”. São postadas informações sobre o que acontece no campus, como a ação solidária, sobre o FALATAS
Cenário posterior à aplicação de estratégias de comunicação para melhoria do posicionamento da empresa.
Não foi possível conseguir dados quantitativos do quanto as redes sociais influenciaram no seu reposicionamento no mercado, mas a UNIBH ainda está em processo de reposicionamento.
Os resultados que pode ser visto através das ferramentas das Redes Sociais é uma da mudança na visão da faculdade entre o seu público alvo. Foram feitas mais de 500 inscrições para vestibular 2010/2 no Facebook. Foram feitas mais de 1.400 matriculas para o próximo semestre.
A UNIBH teve 5 cursos estrelados no Guia dos Estudantes, site que indica as melhores faculdades do país. Pelo seu grande destaque de imagem no mercado, a UNIBH foi indicada para sediar o Future Champions 2010, que é uma competição mundial de times sub-17, em parceria com a CBF, Rede Globo ( Sport TV) e a Prefeitura de Belo Horizonte.